José Manuel Lopes Monteiro

5 apps para ajudar a poupar dinheiro

11.11.2021
Outros

O ordenado desaparece e por vezes perguntamo-nos: «para onde foi o meu dinheiro»? Há muitas aplicações móveis que contribuem para manter os gastos controlados. Pode mesmo ser uma oportunidade de poupar dinheiro. Identificámos 5 aplicações móveis que sozinhas ou combinadas são um auxílio para identificar onde pode ajustar os seus gastos e planear o futuro.

Sabia que, quando recebe dinheiro, deve em primeiro lugar pagar-se a si próprio? Isto significa que, mesmo antes de gastar seja o que for, deverá colocar um determinado valor de parte – um valor de referência pode ser 10% do seu rendimento líquido –, por exemplo numa conta a prazo, para antecipar imprevistos (fundo de emergência) e para realizar aquele objetivo que pretende atingir: férias, carro, estudar, até poupar dinheiro mensalmente para alguma despesa anual que tenha obrigatoriamente que pagar.

A gestão das finanças pessoais passa por gerir, gastar, poupar e investir. Focamo-nos na gestão e controlo dos gastos que até pode resultar em poupança. Se a poupança for suficiente, e não precisa ser muito, poderá até considerar investir.

  1. Boonzi: a app portuguesa que ajuda a gerir o dinheiro e planear o futuro

A Boonzi é uma aplicação portuguesa que visa dar-lhe uma mão na gestão do dinheiro e no planeamento do futuro. A app, de gestão de finanças pessoais, centraliza os dados das suas despesas e receitas, com origem nos extratos bancários.

Com a sua ajuda, a Boonzi consegue perceber quais são os hábitos de consumo da sua família. A app organiza as despesas de acordo com o tipo de consumos (transportes, vestuário, telecomunicações). Depois tem acesso a relatórios que auxiliam a perceber no que está a gastar e em que pode poupar dinheiro.

Com a Boonzi pode também antecipar o futuro e construir um plano para tirar aquelas férias há tanto adiadas. Com a análise do consumo passado é possível antecipar o futuro. Ou seja, se estabelecer limites às despesas ficará com algum valor disponível. Criando objetivos financeiros, poderá desenhar o plano para os cumprir.

A aplicação, disponível para os sistemas operativos Android e iOS. É paga, mas pode experimentar durante, pelo menos, 30 dias sem custos.

  1. MB Way: 3,5 milhões de utilizadores em apenas seis anos

A MB Way, da SIBS, já conta com 3,5 milhões de utilizadores. A aplicação permite fazer pagamentos, dividir contas, levantar dinheiro em caixas Multibanco, entre outras opções.

Como posso poupar com a MB Way? Por enquanto, não paga taxas. Por isso, pode transferir dinheiro para outras pessoas, sem ter despesas, como aconteceria com uma transferência bancária. Se utilizar a MB Way para dividir a conta de um jantar com amigos está a economizar tempo e talvez dinheiro. A conta é dividida no momento e não precisa esperar que os amigos lhe devolvam o valor.

Além disso, a MB Way tem uma área de promoções. Os parceiros oferecem descontos e/ou entregas grátis em compras feitas com MB Way. Estes benefícios estão disponíveis em lojas de produtos alimentares, viagens, tecnologia, saúde, bem-estar, online ou em estabelecimentos físicos.

Pode também auxiliar quem mais precisa, com, por exemplo, parte do valor que conseguiu aforrar. A app possibilita enviar dinheiro para uma das 80 IPSS e ONG através do serviço «Ser Solidário».

  1. Toshl Finance: conhecer os fluxos do dinheiro para poder planear

A Toshl Finance é uma das mais populares apps financeiras a nível mundial. Monitoriza os movimentos dos cartões e contas bancárias e, com os dados recolhidos, perspetiva o futuro.

Pode integrar dados provenientes de uma fonte de rendimentos (gratuito) ou mais que uma (versão paga) na aplicação. A Toshl analisa as despesas e receitas recolhidas e categorizadas e ajuda o utilizador a focar-se nos seus objetivos financeiros. O utilizador pode criar orçamentos e contas-poupança, comparar os gastos com outros períodos e até verificar quanto despende em determinada loja.

«Aprenda com o passado, planeie o futuro», lê-se no sítio de Internet da aplicação, onde se explica que ao analisar as finanças ao longo de um período de tempo mais longo é possível desenhar estratégias para fazer o património líquido aumentar.

A Toshl tem também tutoriais numa linguagem acessível. É possível trabalhar com várias moedas, incluindo digitais. A app, que já tem conexão com mais de 14 mil instituições, está disponível em português para os sistemas operativos Android, iOS e Windows Phone.

  1. A app do seu banco: para controlar gastos todos os dias

O seu banco tem certamente uma opção de homebanking e respetiva aplicação móvel. Os serviços disponibilizados variam de entidade para entidade, mas todas permitem consultar, em qualquer momento, sem custos, os seus saldos e movimentos mais recentes.

Acompanhando estes movimentos regularmente, pode identificar onde, quando e quanto está a gastar.

A generalidade das apps da banca tem funcionalidades que contribuem para a poupança. É o caso de criar e/ou reforçar contas a prazo ou «mealheiros» para atingir os objetivos pré-definidos. Se exportar os dados para outras aplicações referidas no artigo pode desenhar um plano de poupança para o futuro.

Os bancos estão também, gradualmente, a integrar os seus sistemas com a MB Way e com outras instituições financeiras e, eventualmente, não-financeiras. Devido à entrada em vigor da Diretiva PSD2, com o tempo, será possível juntar numa mesma aplicação os dados relativos a contas de vários bancos.

Mas, de acordo com os especialistas o open banking ou sistemas bancários abertos a terceiros generalizado ainda levará cinco a dez anos a tornar-se uma realidade.

  1. Situação fiscal: se pagar a horas, evita a multa

Economizar é também evitar o desperdício. E que desperdício maior há que pagar coimas ao Estado por se esquecer de fazer o pagamento de algum imposto? No caso do IVA ou do IUC o mínimo será 25 euros. Sugerimos por isso a app «Situação Fiscal», desenvolvida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

A aplicação é intuitiva e emite notificações que alertam os contribuintes para os valores de impostos a pagar (IMI, IRS, IVA, IRC, IUC), evitando esquecimentos. Fica também ciente das obrigações que tem a cumprir no corrente mês.

Adicionalmente, a app emite referências para pagamento que poderá utilizar através do meio mais conveniente: Multibanco, MB Way, homebanking. Pode também consultar como estão os seus reembolsos, como por exemplo, do IRS ou de pagamentos indevidamente feitos ao Estado.

A aplicação é gratuita e está disponível para os sistemas operativos Android e iOS. Para aceder basta utilizar os mesmos dados de acesso ao Portal das Finanças.

São cinco apps para conseguir poupar dinheiro

Tirando partido destas aplicações e de muitas outras que existem no mercado, e até combinando-as poderá poupar dinheiro e atingir os seus objetivos. Férias, estudar, juntar para uma entrada numa casa ou para um carro, tirar a carta, comprar um frigorífico. Se não sabe onde gasta, dificilmente poderá saber onde pode reduzir as despesas e como atingir os seus objetivos.

Também não pode desperdiçar. Se pagar as contas a tempo e horas, evita coimas pelos atrasos e pode utilizar esse valor também nos seus objetivos.

E se ainda gostava de ter mais dicas para poupar dinheiro, consulte os franchisados da MaxFinance. Estes mediadores poder-lhe-ão dar ainda mais sugestões, incluindo outras aplicações ou truques de quem gere as finanças dos seus clientes e os ajuda a concretizar os seus objetivos.

share